sexta-feira, 1 de junho de 2012

1991 a 2000


COMISSÃO DEFENDE O AMBIENTE
Editorial

          Em tempos de tanta poluição, desmatamentos e desrespeito ao meio, são cada vez mais necessárias medidas de proteção ao verde. Foi por este motivo que, em junho deste ano, a administração municipal nomeou uma Comissão para Defesa do Meio Ambiente. De caráter consultivo e deliberativo, é a responsável pelos cortes de árvores no perímetro urbano, pela fiscalização de caça e pesca predatória em auxílio à polícia florestal, pela concessão de autorizações de exploração de lavra de areia por delegação do COPAM, entre outras atividades. A criação do novo órgão foi autorizada pela Lei Orgânica Municipal, em lei aprovada na administração 89/92.

Da primeira página do Jornal "Guarará", Ano 1 nº  1. Outubro de 1993
Guarará, MG



NO RASTRO DA INFORMAÇÃO
Editorial

          Informação é uma palavra-chave quando se fala no desenvolvimento de um povo. Uma população que sabe, conduz melhor os seus atos, entende com maior facilidade os fatos que acontecem à sua volta. Hoje em dia, informar-se tornou-se primordial para qualquer cidadão do planeta. E é por esse motivo que a imprensa assume, atualmente, um papel tão importante no cotidiano de todos nós.
          O Guarará chega à nossa cidade preenchendo urna lacuna. Nosso objetivo é levar aos maneira clara, refletindo uma fatia da realidade que noa cerca. Mas não é fácil fazer um jornal, e por isso nesta primeira edição não há como deixar de prestar uma homenagem a nomes como o do Coronel Afonso Leite, fundador de O Guarará, ou como Olivam  Ibrahim. Personalidades como essas, que sempre acreditaram e trabalharam pela valorização da imprensa em nossa cidade, devem ser sempre lembradas, servindo como exemplo para nosso trabalho atual e todas as realizações futuras.

Da primeira página do Jornal "Guarará", Ano 1 nº  1. Outubro de 1993
Guarará, MG




GUARARÁ FAZ 103 ANOS
Editorial

          Passaram-se 103 anos desde que o Barão de Catas Altas emancipou politicamente nosso município, desmembrando-o da vizinha e amiga cidade de Mar de Espanha.
          Nestes anos, observaram-se os picos de crescimento e de progresso, e presenciamos a ascensão de políticos que fizeram a história da nossa região. Foram muitos anos de luta e de trabalho de cada um de nossos antepassados, que, em seu trabalho quotidiano, construiriam nossa cidade e tudo o que temos nos dias de hoje. Atualmente, o que nos envolve é a lembrança de tantos personagens e a certeza da responsabilidade de cada um para a construção de um futuro de conquistas.
          Para comemorar o 103º aniversário da terra que nos viu nascer, foi enviado pelo chefe do executivo municipal um Projheto de Lei pedindo à Câmara dos vereadores a autorização para comemorar esta significativa data. O pedido foi negado, e com isso Guarará fica sem sua festa
Mesmo sem a comemoração que uniria a todos, festejaremos, no silêncio cívico, mais um ano de emancipação de nosso município.
          O Guarará aproveita a data para parabenizar a cidade por seus 103 anos, o Prefeito por sua iniciativa coerenhte, os vereadores pela dedicação, e a sua gente, todos os cidadãos aqui nascidos ou adotados, que contribuem para o progresso e para a melhoria da qualidade de vida. Recebam todos os nossos cumprimentos e os votos de um feliz aniversário.

Da primeira página do Jornal "Guarará", Ano 1 nº  2. Novembro de 1993
Guarará, MG


ADMINISTRAR HOJE
Alpheu Machado

          Falar em administração envolve muitas coisas. Vivemos em novos tempos, com novas leis, novas responsabilidades outorgadas pela Constituição Federal, Estadual e pela Lei Orgânica do Município.
          Com o mesmo compromisso de campanha, com a mesma responsabilidade que pautei no exercício de minhas obrigações de oficial de registros e funcionário da justiça, quero empreender em nosso mandato, em nosso governo. Porque quando digo nosso, não é apenas por retórica, mas porque descentralizei, dividi tarefas, dei responsabilidades, para que cada um seja responsável pelo progresso de nossa cidade.
          Temos uma meta, um programa definido, que, com o desenrolar do tempo, será compreendido por todos, porque tudo o que imaginamos é para o bem público.
          Algumas pessoas batem à porta da Prefeitura pedindo bens materiais, mas nem sempre são atendidas. Isto porque sobreponho o coletivo sobre o pessoal, e nossa intenção de administrador é promover sem desmerecer, é de promover sem criar a ambiguidade do assistencialismo, que muitas vezes não permite a conquista de melhores condições para o conjunto da população.
          Os ideais de Antero Rocha mantêm-se vivos em nossos atos, e o exercício do cotidiano mostrará aos imediatistas que sempre vale a pena acreditar em novos e melhores tempos.

Do do Jornal "Guarará", Ano 1 nº  1. Outubro de 1993
Guarará, MG

0 comentários:

Postar um comentário