sexta-feira, 1 de junho de 2012

1891 a 1900

- NO ANO DE 1893 -



Administração municipal
Presidente e Agente Executivo:
Antero Dutra de Moraes


Vereadores Gerais: Joaquim José de Souza, Antonio Rabelo Teixeira, José Vieira Camões e João Pinheiro Carneiro.
Vereadores especiais: João Pires de Mendonça (por Bicas), Manoel Pereira Sales (por Maripá)


Jornal Gazeta de Noticias, ANNO XVIII, N.º 326,
Rio de Janeiro, terça-feira, 22 de novembro de 1892




- NO ANO DE 1894 -

           Em agosto de 1894 é organizado inteiramente independente, o Partido Constitucional Operário, em Guarará. Ele se apresenta aos eleitores com o seu programa de governo e sua proposta administrativa,
observando que a mesma seria rigorosamente cumprida. Eis os pontos principais:

          1° - Desenvolver por todos os meios a prosperidade do município;
          2° - Observar a maior economia nos dispêndios dos dinheiros públicos  sem contudo deixar de atender a todos os melhoramentos, quer na sede, quer nos distritos, compatíveis com os recursos do cofre municipal;
          3° - Observar com todo o rigor o respeito ás leis nas suas decisões; fazendo justiça a tudo e a todos; fazendo, enfim, uma administração moralizada;
          4° - Abolir as preferencias, proteções e afilhadagem [nepotismo], devendo ser todo o serviço feito por concorrência pública;
          5° - Desenvolver quanto possível a instrução publica, criando escolas municipais etc;
          6° - Rever com atenção a atual tabela de impostos, modificando uns e abolindo outros; entre eles o imposto sobre os operários; ao menos enquanto durar a atual carestia.


          Era a seguinte a chapa:
Agente executivo municipal: 
Capitão José Ribeiro de Oliveira e Silva.
Vereador especiais: 
Francisco Nunes Coelho (Sede): Francisco Fernandes Padrão; (Bicas): Horácio Furtado (Maripá).
Vereadores gerais: 
Francisco Barnabé da Fonseca Barrozo, Antonio Rabelo Teixeira, José Pires de Mendonça e José de Faria Simões.
Conselho Distrital: 
Presidente: Francisco Afonso de Souza; Conselheiros: Adolfo Falcão Ribeiro Bastos e João Antonio Batista.
Juizes de Paz:
Francisco de Almeida Guimarães Modesto,  Manoel Joaquim de Andrade, Ladislau Rabelo de Vasconcelos.

Jornal, "Pharol", Juiz de fora, quinta-feira, 16 de agosto de 1894



- NO ANO DE 1898 -


Administração municipal
Agente executivo municipal e Presidente da Câmara: Alvaro Fernandes Dias; Vereadores: Tte Joaquim Monteiro Bastos, Laudelino Rabelo de Vasconcelos, Manoel (ou José) de Melo Sobrinho, Cap. Francisco Bianco, Major Firmino Dias Tostes, Cornélio Duarte Medina e Delfino da Costa Carvalho.
OBS: Delfino da Costa Carvalho, figura em alguns momentos, em outros não.

Médicos:
Estêvão Leite de Magalhães Pinto
José Telles de Menezes
Emilio Luiz Rodrigues Horta

Dentista: Antonio Dutra Junior (provisoriamente instalado no hotel do Sr Francisco de Assis em Bicas)

Inspetor escolar:
Barão de Cattas Altas

Autoridades policiais:
Delegado: Barão de Cattas Altas; SubdelegadosCornélio Duarte Medina e Francisco Pinto Ferreira.


Gazeta de Guarará 16 de outubro de 1898



           Por iniciatória do Barão de Cattas Altas, da-se a reorganização do Partido Constitucional do Município de Guarará. Comparecem, assustados pela morte súbita do vereador Padre Manoel José Corrêa, infectado pela Febre Amarela, um número reduzido de 272 eleitores.
Diz o periodista de "A Gazeta de Guarará":
        "A reunião eleitoral, realizou-se num soberbo prédio do sr Barão de Cattas Altas, sito na Praça do Divino, n.º 1, o qual foi ligeiramente ornamentado, onde o inavaliável pendão republicano balançava-se com os afagos da brisa aos monossílabos de seu cadencial murmúrio, como quem queria cumprimenta aqueles eleitores constitucionais. E, nós, ao pé dessa bandeira que adoramos, em curvatura reverente, em atitude contemplativa e como intérpretes de suas inalteráveis cores, de sua origem e de seu progresso moral e material, passamos a traduzir a sua linguagem sentimentalista, pura e Santa, amor e Pátria, o seguinte:

        "Cidadãos eleitores constitucionais:
É mais fácil desmoronarem se as altivas montanhas mineiras citadas pelo grande patriota Cesário Alvim, no recinto da Câmara de deputados, no tempo do império, do que desmoronar-se o partido constitucional:
        "O partido constitucional, tem força bastante para aguentar os embates de seus inimigos como os recifes solitários aguentam as espumantes ondas do mar em tempo de tempestade!
        Eleitores constitucionais.
        Vós sois os alicerces da República, vós sois os inabaláveis filhos meus, sustentáculo de minas cores, de minhas estrelas, do meu globo geográfico, invejado pelos yankees (destes não admira) e das nações mais desinteressadas do planetas que comanda as estrelas do meu hemisfério, o Luzeiro!
        Vós, eleitores constitucionais, continuai até aqui, porque a República tudo vos deve."
Ainda emenda o periodista;
        "O sr. Barão de Cattas Altas, deve estar satisfeito, diante da prova cabal que acaba de receber receber do eleitorado do município, o qual mantém ileso o prestígio que tem devotado a seu chefe."
        Ficou assim reorganizado o partido:

Diretório da Vila:
Cap. Jerônimo Dias Mendes, José Álvares de Oliveira Júnior, Francisco Carneiro, Fortunato Pacheco Silva e Francisco Nunes Coelho.

Diretório de Bicas:
Francisco Pinto Ferreira, Clarimundo de Oliveira, Manoel de Melo Sobrinho, Manoel José Ribeiro de Araújo e Manoel Ferreira Júnior

Diretório de Maripá:
Francisco de Souza Ferreira, Cap. Antonio Ferreira Martins, Comendador Domiciano Monteiro de Resende, Ricardo Coelho e Rodolfo Furtado.

Delegados da Comissão Municipal:
Cap. Jerônimo Dias Mendes (por Guarará); Francisco Pinto Ferreira (por Bicas); Francisco de Souza Ferreira (por Maripá).

Delegados Gerais:
Barão de Cattas Altas, Cornélio Duarte Medina, Manoel Pereira Sales.

Presidente da Comissão Municipal:
Barão de Cattas Altas

Secretario:
Cornélio Duarte Medina (Cornélio Duarte Medina havia assumido recentemente como delegado de polícia, e que foram no dia 8 de maio)

Delegado do Partido à Convenção de Belo Horizonte:
Dr. Necéssio José Tavares, Senador Estadual (na época havia este cargo)

OBS: O Padre Manoel José Corrêa morreu, conforme atesta o jornal "Gazeta de Guarará"  de 15 de maio de 1898: "Na noite de sexta-feira [de certo no dia 06 de maio de 1898], às 9 horas da noite, deu a alma ao criador, em sua residência, o sr. padre Manoel José Corrêa, vigário  desta Vila há perto de oito anos, vítima da febre amarela apanhada na Capital Federal, onde foi a negócios por duas vezes consecutivas, ultimamente. Era uma influência política, por cuja razão ocupou diversos cargos de eleição popular. Atualmente era vereador geral  da Câmara Municipal." Ele é substituído, à frente da Igreja de Guarará pelo padreJosé Juvêncio de Andrade


Guazeta de Guarara 15 de maio de 1898

          Perante a Câmara Municipal de Guarará, assumiram no dia 8 do corrente o compromisso legal e tomaram posse de seus srs. Cornélio Duarte Medina e Manoel de Melo Sobrinho, aquele vereador geral e este vereador por Bicas.


          Tomaram igualmente posse o sr. Barão de Cattas Altas, ao cargo de inspetor municipal, e o sr. Cap. João Furtado como inspetor do distrito de Maripá.
          Também prestaram o compromisso legal os srs. Cornélio Duarte Medina e Francisco Pinto Ferreira, aos cargos de  1º e 2º suplentes da delegacia, e os srs. Romário Gonçalves de Souza, Mário de Miranda Horta, Oscar Duarte de Mendonça e Manoel José Ribeiro de Araújo, dos cargos de subdelegado  1º, 2º e 3º suplentes do distrito de Bicas.
Correio de Minas, ANNO V, N.º 102,
juiz de fora quinta-feira, 13 de outubro de 1898

0 comentários:

Postar um comentário