sexta-feira, 1 de junho de 2012

1921 a 1930

 - NO ANO DE 1925 -

 Imprensa:
Jornal “O Comércio de Bicas”, proprietário e diretor, Cap. Cornélio Duarte Medina; “O Povo”, proprietário e diretor; Ladislau Rabelo de Vasconcelos, "O Guarará", Proprietário Afonso Leite.

Associações
Grupo Dramático e Recreativo; Banda Espirito-santense e o Grupo Musical de Bicas


Administração municipal
PresidenteCap. José Vieira CamõesVice-presidenteCap. Afonso LeiteVereadores: Tíndaro MendesIdalino José Machado, Quintino da Costa Matos, Garibaldino Pires de MendonçaCap. Afonso LeiteCap. José Viera Camões, Bertholdo Garcia MachadoTesoureiro: Cap. Emídio Braz dos SantosSecretárioProfº Luiz de Freitas SantosFiscais dos distritos: Cap. Alfredo Ribeiro de Barros (por Bicas), Alferes Vicente da Costa Milagres (por Guarará) e Cap. Francisco de Azevedo Netto (por Maripá) e ainda Otavio de Carvalho e Pedro FerreiraPorteiroGeraldo Ribeiro da Silva.

 Exército de 2ª Linha
Cel. Barão de Cattas Altas, Cel. Victor Belfort de Arantes, Major José Álvares da Silveira Junior, Cap. Afonso Leite, Cap. José Vieira Camões, Cap. João Furtado, Cap. Josino Ribeiro da Silva, Cap. Emídio Braz dos Santos, Cap. Bertholdo Garcia Machado, Tte. José Domingues Ferreira, Tte. Ricardo Peixoto Guimarães (*), Tte. Pedro Afonso Ferreira Leite.

Junta de Alistamento Militar (na Praça do Divino)
Presidente: Cap. Afonso Leite; Secretario e Escrivão: Major José Álvares de Oliveira JúniorFiscal: Major Carlos Alberto da Silveira Braga.

Justiça Federal
Suplente do juiz seccional federal: Profº Luiz de Freitas Santos
Ajudante do procurador da República: Cap. Emídio Braz dos Santos

Administração Judiciária
Juiz da Comarca: Dr João Alves de Oliveira; Juiz Municipal: Dr. Arnaud Gribel.



(*) -  Ricardo Peixoto Guimarães tornou-se sobre de Arlindo Rodrigues da Costa, casado com sua filha Almira Guimarães.


         CRÔNICA
       Como parênteses, o ano de 1925, teve uma certa relevância na vida cultural do município  não propriamente o ano, mas o período em que estava inserido. Àquela época, por aqui existia o "Ateneu Matutino", fundado pelo Profº Luiz de Freitas Santos que também era o orador oficial dos eventos e quando não, era substituído por seu irmão, Plínio de Freitas Santos; havia a "Corporação Musical Tenente Geraldo Gomes"; Arnaud Gribel, era o Juiz do termo, Antônio de Pádua Rabelo e Campos era o diretor do Grupo Escolar "Ferreira Marques", que tinha a sua banda musical própria, era a "Corporação Musical Lira Escolar do Grupo Ferreira Marques", regida pelo maestro "Teodolcino Bertho" e tinha outros insignes homens da cultura, como J. Paixão, agora professor em Bicas, Carlos de Ouro Preto Pereira, Luiz de Freitas SantosMuitos outros nomes se assomavam à sociedade guararense daqueles idos: O professor, educador e diretor fundador do Colégio São José, Profº Irineu Cândido de Souza, os professores e professoras Aída de Assis Viggiano, Augusto Julio Moraes Carneiro, Flávia da Costa Milagres e sua filha, igualmente professora, Baby Cruz, Stela Furtado, Hermann Vieira Gribel, Joaquim Campos, do Grupo Escolar de Bicas, J. Paixão (professor em Bicas e diretor fundador do Ginásio Delfim Moreira. Ouros professores em Bicas eram, Julieta Medina, Luíza de Mendonça Baeta, Maria de Mendonça Baeta, Maria Esther de Aquino Castro, Maria Filomena Viana. Haviam também as escolas retiradas, que eram; a "Escola do Sitio Aliança", com o Profº Augusto Filgueira, a "Escola do Retiro" com o Profº Ernesto Bernardo Ramos e a "Escola da Gameleira" com a Profª Cantiamila Alvarenga. E havia também o educador, político e humanista, Firmin François Alibert. Também estava em seu pleno funcionamento o "Hospital do Sagrado Coração de Jesus", mantido por uma associação de cunho humanitário, o "Cinema Guarará", modesto, porém confortável, bem ali na Pça do Divino e a "Escola Noturna de Guarará", fundada pelo Profº Luiz de Freitas Santos, na parte inferior do Prédio da "Loja Maçônica Trabalho, Caridade e Luz", na esquina das ruas Capitão Gervásio com a Rua Comendador Noronha. Haviam ainda a "Banda Espiritosantense", o "Grupo Musical de Bicas" e o "Football Club"
         Já não existia a "Estrada de Ferro Guararense", nem a sua sucessora a "Ferro Carril Guararense", mas as estações de bicas e santa helena estavam a pleno vapor para escoar nossa produções agrícolas por todo território nacional e exterior. E como exportadores de café, tínhamos  Bertholdo Garcia Machado e a firma "Camões & Gomes" sendo a ultima também beneficiadora de café e arroz.
         Por outro lado o município tratava de modernizar-se, inovar, transformar suas estradas de acesso em estradas de rodagem a tração motor, auto-estradas.
         Tínhamos também os alfaiates João de Georgi e Manoel José Furtado, o arquiteto e construtor José Domingues Teixeira, o fotografo Elvídio Toledo, o relojoeiro Alberto Andrade, a "Pensão do Abílio", de propriedade de Abílio José de Andrade e a pensão da Dona Ferminda Leandro. 
         A "Pensão do Abílio" veio a preencher uma necessidade premente de que se ressentia, desde muito, a Vila, assim foi que no primeiro trimestre de 1920 o comerciante Abílio José de Andrade, instalara um estabelecimento, em um prédio com condições apropriadas que pudesse receber satisfatória e confortavemente os veranistas. A pensão localizava-se no ponto mais central, do município e tinha a pretensão de estar aparelhada para receber o viajante mais exigente, por um preço ao alcance de todos. (2)
          Tínhamos os farmacêuticos Carlos de Ouro Preto Pereira Tarquínio Pereira, Joaquim Pereira e a "Farmácia Gil" de Gil & Carvalho e ainda os comerciantes Apolinário Camões, Dona Carmela Viggiano, Felipe Nagibe, João Abrahão, Pedro Miguel, Angelo Cotignola, Virgilio Machado, Avelino Rocha, Jorge Galil, Manoel Jacinto de Melo, Jorge Calibri, etc. 

         Esta era a Guarará de 1925.

- NO ANO DE 1927 -



         O Presidente da República assinou ontem, na pasta da Justiça, os seguintes decretos:...
         Na sessão de Minas Gerais - exonerando o Cap. Emídio Braz dos Santos do lugar de ajudante do procurador da República no município de Guarará; e nomeando para substitui-lo José Vieira Camões;e nomeando suplente do substituto do Juiz Federal: 1º e 3º em Guarará, respectivamente, Manoel Duarte Louzada e João Evangelista de Souza;...." (3)

NOTAS E REFERÊNCIAS
2 - Jornal "O Guarará", ANNO III, N.º 38, fl.1 - Guarará, 28 de março de 1920;
3 - Correio da Manhã, ANNO XXVII, N. 10.025. Rio de Janeiro, terça-feira, 20 de setembro de 1927

0 comentários:

Postar um comentário